Quinta-feira, dia 11 de Agosto. Lanchamos e andamos perdidos pela zona do fórum Barcelona. É uma zona recente construída sobre uma antiga zona industrial (do género da zona da Expo em Lisboa), com prédios modernos e engraçados e com um centro comercial onde, mais uma, vez o Nélson procurou as botas que queria. Voltamos à zona da Barceloneta e apanhamos o autocarro da linha azul que nos levou até ao Bairro Gótico. Depois do bairro gótico: Las Pedreras. Ficou para o dia seguinte...
Logo pela manha fomos tomar o pequeno-almoço: cereais, leite, café, sumo de laranja, torradas.
Depois fomos comprar os nossos bilhetes do "Bus turistic". Aí partimos para uma viagem de pelos principais monumentos e atracções da cidade. Saímos em frente ao monumento de Colombo e fomos ver a marina (grrrrrr, que inveja), depois saímos junto à praia de Barceloneta e fomos molhar os pés (houve quem não resistisse e molhou algo mais, não foi Nélson?).
Se alguém quiser fazer compras em Barcelona (e tiver muito dinheiro): VÁ AO BAIRRO GÓTICO!!! É espectacular: as ruas apertadas, as casas e igrejas com centenas de anos a pedir para nos perdermos e o tempo a voar...
Este edifício de Gaudí não deixa ninguém indiferente. As suas varandas com motivos de ferro fundido, os telhados com as chaminés de formas magníficas são recordações que não voltaremos a esquecer.
Com o horário um pouco apertado voamos para a Sagrada Família (de Gaudí também). Contudo quando lá chegamos, percebemos que não podíamos subir pois a torre estava fechada.